Descubra os lanchinhos de praia que são saudáveis e quais armadilhas evitar - G2 Show

Descubra os lanchinhos de praia que são saudáveis e quais armadilhas evitar

Fruta é a melhor opção para levar para a praia
Fruta é a melhor opção para levar para a praia Foto: Roberto Moreyra / EXTRA
“Geladão, é o mateee!”. “Olha a empaaaada!”. “Salgado arabêêêê!”. “É o Globo, sal e doce, é o Globo!”. Basta ler estas frases para automaticamente se transportar para as areias num dia ensolarado. Amadas ou não, as chamadas dos vendedores ambulantes podem também servir de sirene de alerta para a dieta. Mas não há com o que se preocupar. É possível, sim, fazer dos lanchinhos de praia os seus aliados!
— Se vai retardar o almoço, é válido comer milho cozinho ou biscoito Globo. As outras comidas habituais de praia, como esfirras, sanduíches e empadas, embora fontes de carboidrato, têm gordura escondida — explica a nutricionista Virgínia Nascimento.
Quem quiser unir o útil ao agradável pode economizar e levar o lanche.
— A melhor opção é uma “farofa saudável”, porque na praia não há nada realmente saudável para comer. Podem-se levar frutas inteiras, Polenguinho e uma porção de castanhas, por exemplo — ensina a médica nutróloga Regina Mestre.
Confira as observações e as dicas de especialistas sobre os lanchinhos de praia ao lado e acima. Virando a página, aprenda a usar a alimentação a favor do seu bronzeado. Boa praia!

Munição do bem: Descubra os lanchinhos de praia que são saudáveis e quais armadilhas evitar
Munição do bem: Descubra os lanchinhos de praia que são saudáveis e quais armadilhas evitar Foto: Roberto Moreyra / Extra
Bebidas: Hidratar é palavra de ordem na praia, e beber água mineral é o mais indicado. Se quiser variar, opte por bebibas à base de chá e guaraná nas versões sem açúcar. Cuidado com a cerveja! Além de ser calórica (126 calorias em 300ml), desidrata e tem alto indíce glicêmico. Isso significa que o açúcar contido no líquido se transforma rapidamente em gordura.
Água de coco: Refrescante quando geladinha, a água de coco tem cerca de 50 calorias em 300ml e é ótima fonte de sais minerais
Frutas: São a melhor opção de alimentação! Prefira levar
para a praia banana (74 calorias, a unidade), maçã (78 calorias), pêra (56 calorias) e goiaba (46 calorias) inteiras, pois se forem cortadas estragarão com mais facilidade.
Biscoito de polvilho: É uma das melhores opções de lanchinho rápido e tem 140 calorias por pacote.
Água de coco: Refrescante quando geladinha, a água de coco tem cerca de 50 calorias em 300ml e é ótima fonte de sais minerais.
Esfirra: Se o salgado árabe for irresistível, dê preferência ao de queijo, que contém 50 calorias a menos. O de carne não é tão seguro, devido aos perigos de conservação. E tem cerca de 250 calorias numa unidade de 100g.
Sanduíche natural: Alerta vermelho! A maionese aumenta a quantidade de calorias. Fora isso, é complicado saber como foi a higiene na manipulação, e o molho azeda rápido. Uma unidade tem mais de 300 calorias.
Milho cozido: É uma das melhores opções para segurar a fome. Teoricamente, por ser cozido, é mais seguro para consumo. Uma espiga tem cerca de 140 calorias
Dicas dos especialistas
A médica nutróloga Regina Mestre recomenda que a comida para consumir na praia vá de casa: “Se a fome for grande, um bom lanche é o sanduíche natural caseiro bem conservado, sem maionese, com folhas e alguma carne magra, como o frango desfiado. Não sou tão adepta do biscoito Globo porque tem gordura hidrogenada e é um carboidrato simples, de absorção rápida. Dou preferência à proteína, como o queijo magro (em boa conservação). Outra opção são as oleoginosas, que têm gordura monoinsaturada, que ajuda a queimar excessos. Se for castanha-do-Pará, coma três ou quatro (20 calorias cada), a de caju (dez unidades, 60 calorias) e amêndoa (também dez, 80 calorias)”.

Regina Mestre é nutróloga
Regina Mestre é nutróloga Foto: / Arquivo Pessoal
A vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Virgínia Nascimento, criou uma escala de prioridade para quem vai comprar o lanchinho na praia. “A ordem ideal, pensando no lado nutricional, tem o biscoito polvilho e o milho cozido na primeira colocação. Eles são, inclusive, mais seguros, em relação à higiene. Depois vem a esfirra de queijo e, por último, a empada e o sanduíche natural. Aliás, de natural, o sanduíche só tem mesmo o nome. Existe muito contato manual durante a preparação e faz-se uma mistura grande de ingredientes. É um veneno, de um risco muito grande de contaminação! Se for levar o lanche de casa, as frutas inteiras são boas opções, mas também devem estar bem condicionadas. Evite o congelamento, pois altera o gosto e acaba fazendo com que muita água se perca. Barrinhas de cereais sem chocolate também vão bem”.

Virgínia Nascimento é nutricionista
Virgínia Nascimento é nutricionista Foto: / Arquivo Pessoal
Fotos Roberto Moreyra e Arquivo Pessoal Agradecimento Raíssa D’Melo MF Models

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.